29 de agosto de 2011

Bixiga

Em um certo final de semana em São Paulo, em meio a mais um feriado, resolvemos almoçar em alguma tradicionalíssima cantina do Bixiga. Resultado: uma completa decepção.

Fomos na cantina Concheta, na Rui Barbosa. Na porta uma recepcionista vestida com trajes típicos e forçadamente simpática apresentava as características do almoço. Como não queríamos comer muito, estávamos imaginando pedir massas individuais. Mas a moça nos informou que pelo mesmo preço de um prato poderíamos comer o festival, o qual incluía qualquer massa e molho do cardápio e o buffet de frios.

Lá dentro observamos as instalações velhas e pessimamente conservadas. Com relação ao buffet, fiquei imaginando há quantos meses aquela comida estava ali exposta. E sobre as massas e molhos, descobrimos depois que na verdade não poderíamos escolher qualquer opção. E lógico que a opção que queríamos (com molho pesto) estava fora da lista do festival. A única coisa boa, se é que podemos falar assim, foi o pão italiano (da Basilicata).

O triste é a percepção de que não se trata de apenas um caso isolado. A impressão é de que de um modo geral atualmente a maioria das casas do Bixiga se encontram nesta mesma situação. Demoramos a escolher um lugar até decidir entrar na Concheta. Uma grande e lamentável decepção.

Então fica aqui a dica: se quiser comer uma boa massa em São Paulo, fuja do Bixiga e parta para os locais turisticamente mais badalados (ou seja, vale a pena consultar revistas e comentários mais recentes como as postagens da Veja São Paulo por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário